
O esforço, mesmo que de apenas uma das partes, faz toda a diferença, para que o casamento dê certo por toda a vida.
Gostaria de compartilhar uma história muito linda que retrata muito bem isto:
"Ambos estavam sob intenso sofrimento com a perspectiva de passar por esta situação. O casal sem filhos aproximou-se de Rabi Shimon Bar Yochai e pediu-lhe para lhes conceder o divórcio. Embora fossem felizes no casamento, os dois queriam muito um filho e , como não o conseguiam, decidiram pedir o divórcio.
O grande sábio olhou-os pensativamente: "Concedo o divórcio, mas posso sugerir que preparem uma festa para a ocasião? Afinal, vocês se uniram em matrimônio com uma festa. Portanto, seria uma ótima ideia terminarem a união do mesmo modo!"
O casal seguiu o inusitado conselho do rabino e convidou a família e os amigos para o banquete de despedida. No meio da refeição, o marido levantou-se e disse em voz alta para a mulher: Minha cara esposa, todos compreenderam as circunstâncias infelizes que me levaram ao nosso divórcio. Gostaria que você se lembrasse de nosso relacionamento de maneira agradável, apesar da separação iminente. Por favor, ao sair de casa, escolha o que lhe é mais precioso. Não importa o quão valioso seja -será seu, seu bem mais valioso!"
A mulher escolheu o que mais queria. E para garantir que seu desejo fosse cumprido, durante toda a noite ela, discretamente, continuou enchendo o copo de vinho do marido. Depois de a bebida fazer efeito e ele estar profundamente adormecido, ela ordenou aos servos para carregá-lo para a casa de seus pais.
Ao acordar e descobrir o que tinha ocorrido, o homem olhou para a esposa com uma expressão confusa. "Apenas suas instruções" - ela falou: "Você é o bem mais precioso em que pude pensar!"
Voltaram a Rabi Shimon e ele orou pelo casal. Logo foram abençoados com filhos.
"O maior tesouro de uma esposa é seu marido, mesmo que este valor não lhe salte aos olhos. E, como explica a história, mesmo quando um casamento parece estar no estágio final da dissolução ele pode ser reconstruído pelos esforços e intuição de uma esposa amorosa. Trecho do livro "Duas metades de um todo"
"A união de homem e mulher no casamento, é primeiramente, um catalisador para o desenvolvimento do potencial individual de cada parceiro, ao seu potencial máximo." Tehilla Abramov.
Shalom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário