quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Yeshua e 25 de Dezembro? Nada a ver...



 O final do ano está próximo e milhões de pessoas já iniciaram os preparativos para as famosas e tradicionais festas de fim de ano. Uma parte do 13º salário já foi pago e a outra será entregue no mês seguinte. As lojas possuem tentadoras ofertas de financiamento, e o tal "espírito natalino" impulsiona  essas pessoas a comprar seus presentinhos, pois afinal de contas está chegando o Natal, que é  aniversário de Jesus. Todavia, elas estão inteiramente equivocadas pois 25 de Dezembro não é o aniversário de nascimento de Yeshua ( Jesus em Hebraico).
Na Brit Chadashá, que é o Novo Testamento, mais precisamente no livro de Lucas, há o relato do nascimento de João o Imerssor e Yeshua. Conforme formos lendo, perceberemos que a gravidez de Isabel e Miriam (Maria em hebraico), estão correlacionadas. E é exatamente por este fator que poderemos então, chegar, aproximadamente, ao período em que Yeshua nasceu.


Vejamos Lucas:

1:5 Existiu, no tempo de Herodes, rei de Yehudá (Judá), um cohen(sacerdote) chamado Zacharyá (Zacarias), da ordem de Aviyá (Abias), e cuja mulher era das filhas de Aharon(Arão); e o seu nome era Elishêva ( Isabel).
1:8 E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Elohim, na ordem da sua turma.

Anote este termo: da ordem de Abias, ele é importantíssimo, para alcançarmos o nosso objetivo.Veja que é enfatizado o turno em que Zacarias estava servindo no templo. O autor não está sendo redundante, mas sim, inspirado pelo Ruach HaKodesh, já que é exatamente por isto que conseguiremos descobrir o período em que Yeshua nasceu.

1:24 E, depois daqueles dias, Elishêva, sua mulher, concebeu..."
 Observe que imediatamente após o serviço de Zacarias no templo,ou seja, após o término do turno de Abias, sua esposa engravida de João o Imerssor.


E no sexto mês de gravidez de Elishêva ( Isabel), o anjo do Eterno, visita Miryam, como vemos à seguir.
Lucas:
1:30 Disse-lhe, então, o Malach ( anjo): Miryam, não temas, porque achaste graça diante de Elohim.
1:31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Yeshua.
1:36 E eis que também Elishêva, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
1:39 E, naqueles dias, levantando-se Miryam, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Yehudá,
1:40 E entrou em casa de Zacharyá, e saudou a Elishêva.
1:41 E aconteceu que, ao ouvir Elishêva a saudação de Miryam, a criancinha saltou no seu ventre; e Elishêva foi cheia do Ruach HaKodesh ( Espírito do Santo).
1:42 E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.

Se você estiver acompanhando, cuidadosamente, o raciocínio, poderá perceber que Míryam concebeu no sexto mês de gravidez de Elishêva ( Isabel), ou seja, seis meses após o
turno de Abias.

Mas afinal de contas, que turno é este? Como e quando ele ocorre? Para obtermos as respostas para estes questionamentos, é necessário recorremos ao Tanach ( Antigo Testamento).


O turno dos Sacerdotes.

Em I Crônicas 24, há a  relação dos sacerdotes e como foram organizados para servirem na Casa do Eterno. E como vimos em Lucas 1: 5 esta ordem foi diligentemente obedecida até Herodes destruir o Templo de Jerusalém, que foi incendiado no ano 70  A.D.
Nos versículos 7 à 18, de I Crônicas 24, encontraremos, uma relação de 24 turnos distribuídos para 24 famílias de sacerdotes descendentes de Arão. Estes 24 turnos se sucediam e os sacerdotes, iam ministrando ao Eterno, durante todo o ano conforme seu turno, sendo assim, cada sacerdote oficializava durante 15 dias.
E e nos versículos de 7 à 10 de I Crônicas 24, encontraremos qual posição ocupa o turno de Abias:


 "E saiu a primeira sorte a Jeoiaribe, a segunda a Jedaías; a terceira, a Harm; a quarta, a Seorm; a quinta, a Malquias; a sexta, a Miamim; a sétima, a Hacoz; a oitava, a Abias".


Portanto, o turno de Abias era o oitavo, e como vimos cada turno ocorria de 15 em 15 dias, então Abias  servia no 4º mês, chamado de Tammuz, que no nosso calendário corresponde ao final do mês de Junho e o início de Julho.
Agora é só fazermos as contas. Isabel, engravidou após o turno de Abias, isto é, no mês seguinte, Av, conta-se seis meses, e chegaremos em Shevat, mês em que Miryam engravidou de Yeshua, e como o período de gravidez dura nove meses, chegaremos em Tishrei, que é o mês do nascimento de Yeshua, que no calendário gregoriano, cai em entre Setembro e Outubro, como está no quadro abaixo:

Nissan Março-Abril
Iyar Abril-Maio
Sivan Maio-Junho
Tammuz Turno de AbiasJunho-Julho
Av Isabel engravidaJulho-Agosto
Elul Agosto-Setembro
Tishrei Miryam dá a luz a YeshuaSetembro-Outubro-
Heshvan Outubro-Novembro
Kislev Novembro-Dezembro
Tevet Dezembro-Janeiro
Shevat Miryam engravida de YeshuaJaneiro-Fevereiro
Adar Fevereiro-Março
Adar II Isabel dá a luz a Yochanan o ImerssorMarço-Abril


Como podemos ver, Yeshua não nasceu em Dezembro, e portanto, não tem, sequer, alguma relação com o Natal, que na verdade, é uma festa de origem pagã. Entretanto, Yeshua, nasceu sim em período de festa, só que foi na Festa das Cabanas, a chamada Hag Sucot, em hebraico. Claro que tinha que ser uma festa judaica, pois afinal de contas, Yeshua é judeu e não europeu.


Shalom!

8 comentários:

  1. Muito bom este artigo Barbarah!!!

    Sabia q Yeshua tinha nascido em Sucot, entre Setembro e Outubro,mas, não sabia como era a conta feita para chegar nestas datas!!!

    É mt esclarecedor ler estas palavras nesta época em q as pessoas estão preocupadas não com o nascimento de Jesus mas na verdade com seu próprio ego, em comprar coisas e dar presentes para os outros e esquecendo de tds as coisas ruins q fizeram durante o ano...

    E Yeshua nos pediu que lembrássemos da morte dele e não de seu nascimento!!!

    Shalom!!!

    ResponderExcluir
  2. Bárbara,não tenho nada para acrescentar,ficou muito bom,agora você sabe até mais do que eu,vejo que valeu a pena todo o meu esforço.Por breve momento pensei que te perderia,pois a luta foi grande.Você é um fruto que deu certo,produziu cem por cento,conforme a parábola de rabi yeshua.Faça um favor pra nós e para o mundo todo e não pare de postar e divulgar essas mensagens de esclarescimento e de restauração,um grande shalom.

    ResponderExcluir
  3. fiquei mais crente sabia .eu não sabia muito sobre o assunto mais tinha certeza que não era em dezembro; yeshua te abençoe;

    ResponderExcluir
  4. Yahshua nasceu no dia 14 de Thisrei do ano -3,5 Antes da Era Comum!

    ResponderExcluir
  5. Yahshua nasceu no dia 14 de Thisrei do ano -3,5 Antes da Era Comum!
    Apresentou aos 30 anos de idade,para ser batizado por João, o batizador no dia 14 de Thisrei do ano 26,5 EC.
    Somente com a idade de 30 anos, que um judeu podia tomar parte no sinédrio. Então, aos 30 anos de idade, YAHSHUA
    inicia o seu ministério terreno que foi de 3,5 anos, culminando no calvário, no dia 14 de Abib do ano 31 EC. Portanto, YAHSHUA viveu 33,5 anos, ou seja, viveu exatamente 12060 dias. SHALOM HALEIKEM!
    e-mail: yahuhshua_benyahuh999@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que bom Bárbara, saber que você é mais uma das tantas mulheres corajosas em divulgar toda a verdade! Que o nosso CRIADOR, te abençoe com toda a sorte de benção celestial em YAHSHUA HÁ MASHIYAH.
    Hoje, já possuo, 165 livros, onde procuro mostrar toda a verdade sem medo! Somos embaixadores da parte de ULHIM, falando ao mundo que a salvação é somente em YAHSHUA HÁ MASHIYAH. QUE EM NENHUM OUTRO NOME HÁ SALVAÇÃO!
    VEM DOS JUDEUS e não da parte de escritas GRECO-LATINAS. Quero abrir um parêntese e afirmar que o NOME DE YAHSHUA é um Nome Teofórico, que tem raízes em ULHIM DE YAHSHORUL. www.amarelasinternet.com/atelielelisbenyahuh e-mail: yahuhshua_benyahuh999@yahoo.com.br
    Escritor Carlindo Lelis de Carvalho
    Artista plástico Lelis Benyahuh
    Benyahuh=בן יהו

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COLOQUEI O MEU NOME NO SELECIONAR PERFIL, TEM QUE TIRAR! COMO?

      Excluir
  7. Yahuhshua nasceu no dia 14 de Thisrei do ano -3,5 Antes da Era Comum!
    Apresentou aos 30 anos de idade,para ser batizado por Yochanan, o batizador no dia 14 de Thisrei do ano 26,5 EC.
    Somente com a idade de 30 anos, que um Yahudi - judeu, podia tomar parte no sinédrio. Então, aos 30 anos de idade, YAHUHSHUA inicia o seu ministério terreno que foi de 3,5 anos, culminando no calvário, no dia 14 de Abib do ano 31 EC. Portanto, YAHUHSHUA viveu 33,5 anos, ou seja, viveu exatamente 12060 dias. A OVELHA SEPARADA PARA O SACRIFÍCIO, TINHA DATA CERTA DO ABATE PARA O SACRIFÍCIO. SHALOM HALEICKEM!
    e-mail: yahuhshua_benyahuh999@yahoo.com.br

    ResponderExcluir